Em 29/11/2023 o Respeitável Irmão Joséllio Carvalho, Loja Libertas Quae Sera Tamen, 1180, REAA, GOB MINAS, Oriente de Ipanema, Estado de Minas Gerais, formula na pergunta seguinte:
LOJA DE ESTUDOS E PESQUISAS
Tenho uma dúvida, qua talvez possa ser a de outros irmãos, por isso recorro a ti.
Vi nas redes sociais uma Loja do GOB que se intitula "Augusta e Respeitável Loja de Estudos e Pesquisas". Achei muito interessante e gostei da proposta desse tipo de Loja, mas não encontrei nada específico nos regulamentos do GOB.
Gostaria de saber:
1) Quais os requisitos para se fundar uma Loja dessa espécie? Qual a diferença Ritualística/Administrativa/Financeira delas em relação às ARLS tradicionais do GOB?
2) As reuniões presenciais podem ser bimestrais, trimestrais ou semestrais e as demais serem virtuais? Haveria amparo legal para isso?
CONSIDERAÇÕES:
Desconheço qualquer particularidade legal para se criar uma Loja de Pesquisas, senão o de seguir um ritual vigente do rito que ela pratica e ter como objetivo principal a realização de sessões ordinárias de instrução.
Entendo que ela desenvolve os seus trabalhos como qualquer outra Loja simbólica, porém tem como seu objetivo principal, relatado em seu Regimento Interno, as pesquisas e estudos maçônicos.
Quanto à sua pergunta nº 1, creio que já está respondido nos dois parágrafos imediatamente anteriores a este.
Quanto ao número das sessões, como qualquer outra Loja, segue o determinado no Art. 108 do RGF, no seu Estatuto e no Regimento Interno.
Creio que melhores informações poderão ser solicitadas à sua Secretaria Estadual da Guarda dos Selos.
Finalizando, destaco que os membros de uma Loja de Estudos e Pesquisas devem ser elementos de fato preparados para o ofício acadêmico dos estudos maçônicos. O RGF do GOB não prevê a existência de Lojas Maçônicas virtuais.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário